segunda-feira, 27 de junho de 2011

PROGRAMA BÁSICO DE ILUMINAÇÃO CÊNICA

Definição do espaço e do programa de atividades

Devemos, através da realidade local, saber quantos espetáculos poderá comportar esse teatro no período de uma semana e a dimensão de sua área de atuação, a fim de estimarmos a quantidade de equipamento a ser instalada e, consequentemente, a carga de energia elétrica requerida. Como exemplo, consideremos a seguinte hipótese:

Dimensões do palco: 12m de largura; 9,5m de profundidade; 5m de altura;

Atividades previstas: 3 espetáculos em horário alternativo, quarta, quinta e sexta; quatro espetáculos em horário nobre (noturno), de quinta a domingo; dois espetáculos em horário diurno (infantil), sábado e domingo;

Definição de carga elétrica para equipamento de iluminação cênica

Nesse caso, podemos estimar 10 refletores para o horário alternativo, os quais, somados a 40 refletores do horário nobre e a 10 refletores do horário infantil, totalizam 60 refletores, que em geral utilizam lâmpadas de 1000W de potência cada um. Como os circuitos elétricos são normalmente de grande extensão, o que causa perda de tensão, e prevendo-se que sempre poderá chegar uma equipe de televisão que somará alguns watts para realizar seu trabalho, podemos estimar uma carga de 70kW a ser utilizada.

Definição e distrinuição de carga elétrica geral

Dessa forma, concluiremos a necessidade de uma carga geral de energia elétrica trifásica de 150A por fase de 110V. É importante uma distribuição nos canais de dimmers bem dimensionada; conforme exemplo abaixo. Distribuição de dimmers Fase 1 - Fase 2 (R-S) 20 refletores - 4 dimmers Fase 2 - Fase 3 (S-T) 20 refletores - 4 dimmers Fase 1 - Fase 3 (R-T) 20 refletores - 4 dimmers Voltagem Fase/Neutro = 110V Voltagem entre fases = 220V

Casa de força: localização e dimensionamento

Deve-se pensar num espaço, geralmente na entrada do prédio, para instalação dessa energia elétrica e sua distribuição, utilizada para a iluminação cênica, luz de platéia e luz de serviço. A energia para ar-condicionado, bares e outros serviços e equipamentos está fora desse cálculo de energia, mas utiliza a mesma casa de força para sua instalação. Nesse caso, o espaço deve ter, pelo menos, 2m por 2m com 2m de altura.

Cabine de controle de iluminação cênica: localização e dimensionamento

A cabine de controle de iluminação cênica deve ficar sempre localizada frontalmente ao palco e, se possível, próxima à visão da platéia, para que o iluminador e, posteriormente, os operadores de luz possam ter uma visão similar à do espectador, tendo, se possível, um acesso interno para o palco, independente do acesso normal pela platéia. Sua dimensão mínima deverá ser de 2m por 2m. Caso o armário de dimmers e o PABX (quadro de agrupamento) forem colocados também na cabine, o que é mais aconselhável devido à sua proximidade com o operador, devemos pensar numa cabine de, no mínimo, 3m por 3m. Nesse caso deverá ser feita uma previsão estrutural para o peso desse equipamento, de no mínimo 300kg, sendo que em grandes teatros, com muitos circuitos elétricos, esses equipamentos podem chegar a pesar 800kg.

Instalação do armário de dimmers

Quando não se trabalhar com PABX, no que diz respeito ao espaço em que será colocabo o armário de dimmers, podem-se estudar espaços mais próximos dos circuitos elétricos, com o intuito de se economizar fios. Em qualquer caso, o espaço físico mínimo sempre será de 2m por 2m e deverá ser projetado sempre próximo ao nível do palco pela necessidade de sua constante utilização nas montagens de luz e durante os espetáculos.

Varas e pontes de luz: instalação e acesso

Sabendo-se que tudo no teatro deve ser móvel, as varas de luz também devem trabalhar com esse conceito. Mas se resolvermos utilizar pontes fixas para iluminação frontal, temos que projetar o seu acesso através da cabine de controle de iluminação cênica, com alternativas para acesso pelo fundo do palco. Em qualquer dos casos, a angulação de 45 graus deverá ser observada, concebida através de distância e altura iguais da emissão do facho de luz do refletor ao objeto que será iluminado (ver ilustração). A distância entre as varas ou pontes de luz de um teatro deve variar sempre entre 1,50m (para teatros pequenos) a 2,50m (para teatros grandes). As varas de luz frontais devem atender uma ao proscênio e outra à boca de cena. As varas de luz de dentro do palco devem atender: ciclorama, contra luz de fundo, contra luz do palco, contra luz do proscênio, frente do palco baixo, fundo do palco alto e especiais (zenitais...). A primeira vara de dentro do palco deve ser localizada sempre a 40cm da cortina de boca. É importante deixar claro que os espaços centrais das varas de luz não devem ser obstruídos pelos cabos de sustentação, pois é o ponto principal para a colocação de refletores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário